As diferenças entre os raios uva e uvb e a importância da proteção solar

Muito se escuta sobre os raios UVA e UVB e os perigos que eles representam à saúde da pele. Mas você sabe a diferença entre estas duas radiações?

Os raios UVA são responsáveis pelo fotoenvelhecimento e surgimento de câncer de pele, e também são os maiores causadores de alergias ao sol. Já os raios UVB provocam as queimaduras solares, causando alterações celulares que predispõem ao câncer de pele.

Para evitar os danos causados por essas radiações, o uso diário e correto de protetores solares é imprescindível, já que eles multiplicam a proteção natural da pele de acordo com o FPS (fator de proteção solar). Isso significa que os protetores aumentam o tempo que uma pessoa pode ficar exposta ao sol sem sofrer queimaduras solares. No caso das crianças, que têm a pele muito delicada, e pessoas com pele sensível, é recomendado usar protetores solares com FPS bastante elevados.

É importante lembrar que os raios UVA e UVB não causam danos apenas quando a pele está diretamente exposta ao sol: mais de dois terços dos raios UVA e um terço dos raios UVB chegam até as pessoas através das janelas das casas e dos carros. Portanto, o uso de protetores solares em ambientes internos é igualmente necessário para prevenir os danos causados pelo sol.

FONTE: Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).