A importância da vitamina C em dermocosméticos

A vitamina C – também conhecida como ácido ascórbico – é um nutriente essencial para o corpo humano e responsável pela manutenção de diversas funções, como auxiliar na absorção do ferro e fortalecer o sistema imunológico. Mas você sabia que o ativo também tem muito a oferecer à saúde da pele?

Por ser antioxidante, a vitamina C ajuda a proteger as células cutâneas dos danos causados por radicais livres e pelo envelhecimento, estimulando a síntese do colágeno e deixando a pele mais saudável e bonita.

Abaixo, listamos os principais benefícios oferecidos pela substância:

Ação antirrugas
O ácido ascórbico protege e induz a síntese natural do colágeno, que por sua vez preenche rugas e linhas de expressão, reduzindo os sinais de envelhecimento e conferindo maior firmeza e elasticidade à pele. Além disso, o ativo também atua na estabilização do colágeno no organismo, retendo a água da pele e mantendo-a mais hidratada.

Ação despigmentante
Por contribuir para a inibição da tirosinase – enzima que transforma a tirosina em melanina, responsável pela pigmentação cutânea – a vitamina C ajuda a clarear manchas e uniformizar o tom da pele.

Ação rejuvenescedora
O aumento da oxidação das células pode ser causado por fatores como exposição solar excessiva, estresse, poluição e má alimentação, entre outros, o que reduz a produção do colágeno. Ao proteger a pele das agressões externas com sua ação antioxidante e antirradicais livres, o ácido ascórbico recupera a firmeza e o viço, reduzindo os sinais de envelhecimento.

Ação anti-oxidante
A vitamina C é amplamente conhecida por sua ação antioxidante e é grande aliada de protetores solares, potencializando sua ação e protegendo as células da pele contra os radicais livres. Por isso, a Pasteur Cosmiatria oferece diversos produtos fotoprotetores que contêm o ingrediente em suas formulações, inclusive na linha de protetores solares. 

A vitamina C não é produzida pelo organismo humano, devendo ser obtida através da alimentação ou suplementação alimentar. No entanto, para os tratamentos dermatológicos, a concentração da substância encontrada nos cosméticos se mostra mais eficaz do que quando ingerida por via oral. Para saber mais sobre as fórmulas desenvolvidas pela Pasteur Cosmiatria, entre em contato conosco.