A fotoproteção oral e seus benefícios
Muito se fala na importância do uso de filtros solares tópicos, mas, para além das loções e cremes, você sabia que a proteção contra as agressões dos raios UV também pode – e deve – acontecer de dentro para fora?
A fotoproteção oral em cápsulas, ao contrário dos protetores solares tópicos que atuam na superfície cutânea, ajuda a prevenir e amenizar os danos causados pela exposição solar prolongada agindo no interior do organismo.
A radiação solar causa a liberação dos radicais livres, que são moléculas instáveis formadas dentro das células e que têm ligação com o processo de envelhecimento precoce da derme, podendo influenciar no desenvolvimento de doenças degenerativas, como o câncer de pele e outras. O acúmulo desses radicais livres faz com que células saudáveis se tornem disfuncionais antes da hora e acelera o aparecimento de rugas, manchas e flacidez.
Os fotoprotetores orais auxiliam o organismo a neutralizar os radicais livres, protegendo as células da pele dos prejuízos gerados pelo estresse oxidativo. Entre os principais ativos usados para este fim, podemos citar a luteína, as vitaminas C e E, o betacaroteno, o licopeno, entre outros.
Entretanto, é importante frisar que a fotoproteção oral não substitui a fotoproteção tópica. Tratam-se de maneiras complementares de proteger e preservar a saúde cutânea, já que, enquanto os filtros solares tópicos criam uma barreira física e química sobre a pele (minimizando o alcance da radiação às camadas mais profundas), os fotoprotetores orais agem internamente, combatendo os radicais livres causados pela exposição solar.
Para saber mais sobre os fotoprotetores orais da Pasteur, entre em contato conosco.