Saiba mais sobre os alfa-hidroxiácidos e suas atuações cosméticas

Como o próprio nome indica, os alfa-hidroxiácidos (ou AHAs) correspondem a uma classe de compostos ácidos que podem ser naturais ou sintéticos e que são conhecidos por suas diversas funções dermocosmetológicas. 

Entre os AHAs mais utilizados em cosméticos, estão o ácido glicólico, ácido lático, ácido cítrico, ácido málico, ácido mandélico e ácido tartárico. Cada um exerce papéis variados ou com diferentes intensidades nos cuidados com a pele, podendo ser incluídos nas formulações sozinhos ou em associações. 

É importante ter acompanhamento de um médico dermatologista para que ele indique as melhores opções de produtos com alfa-hidroxiácidos para o seu tipo de pele.

Abaixo, listamos os principais benefícios oferecidos por essas substâncias:

Esfoliação

Os AHAs (com destaque para o ácido glicólico) promovem renovação celular através da esfoliação química, que diminui a adesão celular na superfície da pele e facilita a remoção das células mortas.

Suavização de sinais de expressão

Esses compostos atuam na melhoria da firmeza e elasticidade cutânea, amenizando rugas e deixando a pele mais lisa e viçosa. 

Produção de colágeno

Os AHAs induzem a proliferação de colágeno e possuem capacidade de melhorar a espessura da epiderme e a quantidade de glicosaminoglicanos na pele danificada pelo sol, além de ser capaz de melhorar a taxa de renovação da pele e tratar os possíveis danos induzidos pela radiação solar.

Uniformização do tom de pele

Com o tempo, o aparecimento de manchas escuras na pele vai aumentando. Através da renovação celular promovida pelos alfa-hidroxiácidos, novas células com aspecto uniforme são produzidas pelo organismo, ajudando a suavizar as manchas.

Hidratação

O ácido lático, em particular, é conhecido por seu poder de retenção de água por fazer parte do fator natural de hidratação da pele. Além disso, estimula a produção de ceramidas, que são importantes para manter a barreira cutânea restaurada, forte e saudável. 

Entre em contato com a Pasteur Cosmiatria para conhecer mais sobre nossas fórmulas e os AHAs.