Pele sensível: conheça suas características e como tratar
Pele sensível é um diagnóstico caracterizado por sensações de ardor, queimação, formigamento e prurido, sobre o qual tem-se observado uma crescente atenção na literatura científica.
Essa condição se deve a uma deficiência na barreira cutânea – que torna a pele mais suscetível a inflamações, ressecamento e irritações – , e à hipersensibilidade das terminações nervosas, que passam a enviar sinais de dor como resposta a estímulos inofensivos.
A sensibilidade na pele está sujeita a se manifestar em qualquer fase da vida, desde a infância até a velhice. Seus sintomas podem ser desencadeados por diversos fatores internos e externos, como poluição, questões hormonais, exposição aos raios solares, estresse e medicamentos, entre outros.
O tratamento da pele sensível se baseia em afastar agentes sensibilizadores e irritantes, manter a hidratação com produtos que contenham ativos de renovação da barreira cutânea, fazer uso de filtros solares diariamente e utilizar produtos com ação anti-inflamatória e calmante, próprios para esse tipo de cútis.
Conheça alguns ingredientes que beneficiam a pele sensível:
- Aloe vera (babosa): tem alto poder hidratante e ação anti-inflamatória e calmante.
- Niacinamida (vitamina B3): ajuda a aumentar a síntese de ceramidas naturais da pele, auxiliando na manutenção da hidratação.
- Bisabolol: esse composto extraído da camomila é conhecido por sua grande capacidade calmante.
- Óleos vegetais: por serem ricos em ácidos graxos, óleos extraídos de plantas como girassol ou calêndula, por exemplo, são grandes aliados de uma pele saudável. Além disso, possuem ação hidratante e aceleram processos de cicatrização.
- Glicerina: seu poder de retenção de água é bastante benéfico para manter a umidade da pele.
- Prebióticos: mantêm hidratada, saudável e íntegra por fortalecer as defesas naturais da pele.
Com relação à rotina de cuidados com a pele sensível, a princípio são indicadas as mesmas etapas básicas do skin care recomendadas a qualquer outro tipo de pele: higienização, hidratação e proteção. A principal diferença reside na escolha de produtos apropriados para quem tem sensibilidade.
É possível acrescentar outros passos na rotina, mas é importante consultar um dermatologista que apresente quais são as opções benéficas e quais as inadequadas para cada pessoa.
Para saber mais sobre a pele sensível e os melhores produtos para essa condição, entre em contato conosco!