Ácido tranexâmico: um superativo de renome no clareamento de manchas
O ácido tranexâmico é uma das maiores referências em ativos dermatológicos quando o assunto é suavizar manchas. Isso porque o componente – um análogo sintético da lisina, que por sua vez é um aminoácido que desempenha várias funções no organismo humano – atua reduzindo a ativação da plasmina, substância responsável por desencadear processos inflamatórios e estimular a produção de melanina, combatendo assim as manchas de hiperpigmentação.
Quando as células da epiderme são expostas às radiações UV, sofrem alguma lesão ou são acometidas por inflamações causadas pela acne, por exemplo, alguns mecanismos de defesa da pele levam a um aumento na produção do pigmento melanina, que se manifesta como uma mancha.
As propriedades anti-inflamatórias do ácido tranexâmico inibem a produção de mediadores inflamatórios (que geram alterações vasculares) e da tirosinase (enzima necessária para produzir a melanina), além de impedir o crescimento melanocítico. Dessa forma, o ativo se mostra bastante eficiente no clareamento da pele de maneira segura e gradual e no combate ao surgimento de novas pintas, sendo um poderoso aliado no tratamento de melasma e no clareamento de manchas escuras não apenas no rosto, mas também nas regiões das axilas e virilhas.
Além disso, sua característica anti-inflamatória também é eficaz no alívio de irritação e vermelhidão da pele, fazendo desse superativo uma boa opção em tratamentos de condições como dermatites e rosácea, acalmando a pele sensível e reduzindo seus sintomas.
Para saber mais sobre nossos superativos e soluções, entre em contato conosco!