Cremes, loções cremosas e géis-cremes: Versatilidade e eficácia para atender todos os tipos de pele e cabelos
Os cremes e as loções cremosas são tipos de emulsões, ou seja, são sistemas que possuem uma fase aquosa e outra oleosa, estabilizadas através de um emulsificante. Essa estrutura oferece grande versatilidade na formulação de cosméticos, pois permite a incorporação de diversos ativos, sendo eficazes para diferentes necessidades da pele e cabelos.
Os cremes são constituídos basicamente de ceras, água, emolientes e conservantes, possuem um toque mais ceroso e, devido à sua textura mais viscosa e nutritiva, são ideais para a promoção de hidratação intensa.
As loções cremosas, por sua vez, são mais leves e de absorção mais rápida, com um toque mais suave e menos oleoso. Por serem menos espessas, apresentam maior espalhabilidade.
Outro tipo de emulsão que vem se tornando cada vez mais popular são os géis-cremes, que possuem maior concentração de água e baixo volume de compostos oleosos, sendo a opção ideal para produtos oil-free, que possuem textura mais leve e garantem agradável sensação de frescor.
A depender dos ativos adicionados em cada formulação, as emulsões podem ser utilizadas em inúmeros produtos capilares, faciais e corporais, e desempenham variados papéis, como nutrição, limpeza e hidratação. Alguns exemplos são condicionadores, máscaras capilares, hidratantes para a pele, entre vários outros.
Para saber mais sobre formas cosméticas, ativos e formulações, entre em contato conosco.