Hábitos que contribuem para a prevenção ao câncer de pele

De acordo com o INCA, o câncer de pele é o tipo mais frequente entre os brasileiros, correspondendo a cerca de 30% dos tumores malignos registrados no Brasil. 

Com fatores de risco como hereditariedade e peles sensíveis e/ou muito claras (lembrando que, com menor frequência, pode ocorrer em qualquer tipo de pele), sua principal causa é a exposição solar excessiva. Tanto que, embora seja mais comum em pessoas com mais de 40 anos, essa média de idade vem diminuindo por conta da exposição solar constante dos jovens.

Inclusive, atenção redobrada no que diz respeito à proteção solar de crianças: primeiro, porque a maior parte dos melanomas que surgem em adultos estão relacionadas a queimaduras solares sofridas na infância; e segundo porque é nessa fase da vida que formamos os hábitos e costumes. Para pessoas que aprendem a se proteger da radiação solar desde pequenas, esse passa a ser um hábito tão natural quanto escovar os dentes, contribuindo muito para a prevenção do câncer de pele em idades mais avançadas.

Antes dos 6 primeiros meses de idade não é recomendado expor os bebês ao sol. Depois desse período, é recomendada a utilização de protetores solares com altos valores de FPS e evitar a exposição entre 10h e 16h, além de seguir as dicas de prevenção listadas a seguir. 

Vejamos alguns costumes simples que são grandes aliados na prevenção do câncer de pele. Evitar se expor ao sol entre as 10h e 16h e usar protetor solar correta e diariamente, inclusive em locais internos, podem fazer toda a diferença. Além disso, é importante usar óculos de sol com lentes que contem proteção contra os raios UV, roupas adequadas, que cubram o corpo, e bonés ou chapéus com abas largas. Recomenda-se também evitar a exposição solar continuadamente sempre que possível e procurar abrigo às sombras de árvores e guarda-sóis.

Uma boa notícia é o fato de que, quando diagnosticada precocemente, a doença tem altíssimas chances de cura. Por isso, é importante realizar autoexame periodicamente para a detecção de possíveis tumores e tomada das devidas providências, se necessário.

FONTES: SBD, SBP e INCA