Entenda quais os possíveis riscos do uso de parabenos para sua saúde

Introduzidos na década de 1920, os parabenos, conservantes muito usados nas formulações cosméticas, medicamento e alimentos por possuírem ampla ação, custo acessível, e serem não-tóxicos, têm como finalidade evitar a proliferação de fungos e bactérias e, assim, preservar os produtos por mais tempo.

A controvérsia destes conservantes:

Sua ampla utilização se dá por conta de sua grande disponibilidade, eficácia e baixo custo. Entretanto, embora sejam considerados seguros pela Anvisa e pelo FDA (desde que utilizados nas quantidades permitidas), nos últimos 15 anos, eles estiveram sob evidência por apresentarem supostos efeitos estrogênicos, antiandrogênicos e papel na promoção da carcinogênese através da desregulação endócrina, além de causarem impacto ambiental, principalmente à vida marinha.

Embora estudos recentes apresentem correlação entre o uso dos parabenos e os prejuízos à saúde, muitos pesquisadores defendem que esta classe de conservantes é segura se usada dentro das concentrações permitidas pelos órgãos reguladores e afirmam que os parabenos possuem atividade insignificante como desreguladores endócrinos e fraca ação estrogênica. Também defendem que distúrbios podem ocorrer, porém apenas em casos de uso prolongado e em quantidades muito elevadas.

Confira os possíveis problemas causados pelo consumo de produtos com parabenos, de acordo com pesquisas feitas nos últimos anos:

Pele

Estudos apontam que a exposição contínua da pele a esses compostos químicos pode resultar em um efeito tóxico e cumulativo no organismo, causando reações como dermatites, alergias, hipersensibilidade, manchas e edemas.

Saúde geral

Pesquisas comprovam que os parabenos agem como desreguladores endócrinos, podendo assim alterar o funcionamento hormonal. São capazes de simular os efeitos do estrogênio no corpo, hormônio este responsável por diversas características sexuais secundárias femininas, como o desenvolvimento de mamas, por exemplo, sendo que sua alteração pode resultar na divisão desordenada de células mamárias risco de desenvolvimento de alguns tipos de câncer, como o de mama, de útero e melanomas.

Meio ambiente

Estudos indicam também potenciais efeitos nocivos dos parabenos a animais marinhos, mangues, algas e microrganismos, que são expostos a altas concentrações do conservante devido à sua introdução nos ecossistemas aquáticos por meio de efluentes de estações de tratamento de águas residuais.

Se você quiser evitar o uso de produtos que contenham parabenos, é interessante ler atentamente os rótulos e, sobretudo, as listas de ingredientes, que indicarão se a fórmula contém esse tipo de conservante (podem aparecer como methylparaben, propylparaben, butylparaben, ethylparaben, isobutylparaben). Outra dica é buscar cosméticos com selos e certificados que indiquem os produtos livres de parabenos.

Entre em contato conosco para saber mais sobre o uso de parabenos em cosméticos e sobre as nossas formulações.