Alfa-arbutin: um superativo seguro e eficaz no clareamento de manchas
O alfa-arbutin é um derivado da hidroquinona que pode ser extraído de fontes vegetais ou obtido em laboratório. O ativo possui a característica de ser mais estável do que sua substância originária, o que lhe torna bastante interessante, já que ele oferece os melhores benefícios da hidroquinona com menor propensão a causar irritações cutâneas.
Indicado para todos os tipos de pele, inclusive as sensíveis, o alfa-arbutin é muito utilizado em tratamentos de hiperpigmentações devido à sua ação inibidora da tirosinase (enzima envolvida na produção de melanina no organismo humano) – o que reduz o aparecimento de novos sinais –, e à sua capacidade de degradação desse pigmento – o que suaviza as manchas já existentes. Dessa maneira, o ativo promove um clareamento seguro e gradual de marcas da acne, melasma e manchas de sol.
Além disso, o alfa-arbutin apresenta propriedades hidratantes e antioxidantes muito importantes na prevenção dos sinais de envelhecimento e na manutenção da aparência geral, pois mantêm a umidade, protegem a pele de agressões externas e amenizam rugas e linhas finas, tornando-a mais viçosa, radiante e uniforme.
Para potencializar seus efeitos, outros ativos podem ser combinados ao alfa-arbutin na rotina de skincare. Veja alguns exemplos a seguir:
Suas funções clareadoras e anti-inflamatórias contribuem para uma opção bastante potente no tratamento de manchas escuras.
Famosa por sua capacidade antioxidante, a substância contribui para a uniformização do tom e na redução dos efeitos prejudiciais dos radicais livres.
Essa associação se mostra bastante eficaz no tratamento de melasma, já que ambos os ativos controlam a produção excessiva de melanina.
Por outro lado, há também alguns ativos que devem ser evitados durante o uso do alfa-arbutin, como por exemplo o ácido kójico e a própria hidroquinona, pois essas combinações poderiam levar a clareamentos excessivos, alterações irregulares no tom da pele e irritações.
Para garantir os melhores resultados e minimizar as chances de efeito rebote após interrupção do uso do alfa-arbutin, é essencial seguir as instruções de uso, respeitar as concentrações recomendadas e manter uma rotina de cuidados consistente.
Entre em contato conosco para mais informações sobre o alfa-arbutin e outros superativos.