Peptídeos: conheça os multibenefícios que esses superativos têm a oferecer
Os peptídeos são moléculas formadas por sequências de aminoácidos que desempenham diferentes funções no organismo dependendo de como esses aminoácidos se encontram dispostos.
Presentes no corpo humano naturalmente, os peptídeos são classificados de acordo com o número de combinações dos aminoácidos de cada molécula, podendo ser nomeados como dipeptídeos, tetrapeptídeos, polipeptídeos e outros. Tratam-se de estruturas parecidas com proteínas, porém apresentam cadeias menores – e essa é uma das justificativas para seu uso em cosméticos, já que moléculas de tamanho reduzido têm mais facilidade de alcançar o alvo.
Quando aplicados na pele, os peptídeos agem de maneira biomimética: ao imitar composições naturais do corpo humano, são reconhecidos pelos receptores da membrana celular com mais facilidade e, assim, são capazes de desencadear ações intracelulares. Dessa forma, cada tipo de peptídeo age em um determinado receptor, como aqueles responsáveis pela síntese de ácido hialurônico, colágeno e elastina, por exemplo.
Portanto, os peptídeos podem oferecer uma vasta gama de benefícios a depender do receptor onde eles atuam, como:
- Aumento da síntese do colágeno;
- Desaceleração do processo de envelhecimento;
- Redução de rugas e linhas finas;
- Reforço da barreira cutânea;
- Suavização de manchas;
- Alívio de inflamações;
- Controle da oleosidade;
- Auxílio no tratamento da acne;
- Melhora na firmeza da pele.
Entre em contato conosco para mais informações sobre os peptídeos e outros superativos da Pasteur.