Cuidados com os cabelos no verão

Durante o verão, com as férias e altas temperaturas, é comum fazermos mais atividades ao ar livre, desde passeios e prática de esportes até banhos de mar ou piscina. Com isso, os cabelos ficam mais expostos a agressões externas como radiação solar, calor, sal e cloro, e necessitam de cuidados redobrados para se manterem saudáveis e bonitos.

Assim como a pele, os cabelos sofrem com a incidência dos raios solares, e durante o verão os índices de raios UVA e UVB atingem seu ápice. Ao entrar em contato com fios desprotegidos, a radiação solar causa danos à fibra capilar — problema agravado pelo o sal e o cloro, que também têm ação desidratante sobre os fios, deixando-os quebradiços e sem brilho. 

Para evitar esses danos e manter os fios cheios de vida durante toda a estação, confira a seguir alguns cuidados importantes com os cabelos no verão.

1. Aumente a atenção com a hidratação 
Essencial o ano inteiro, a hidratação se torna ainda mais importante durante o verão, já que nessa época o ressecamento e perda de nutrientes dos cabelos é ainda maior. Além de substituir o condicionador regular por máscara em algumas lavagens, vale a pena incluir tratamentos mais profundos de hidratação e umectação semanais ou quinzenais, por exemplo, a fim de fortalecer, nutrir e proporcionar maciez e brilho aos fios.

2. Abuse dos acessórios para proteger os fios do sol
Lenços, chapéus ou bonés são boas pedidas durante o verão, pois funcionam como barreiras físicas, impedindo que o sol tenha contato direto com a fibra capilar. Mas atenção: evite usá-los sobre os cabelos molhados, pois isso causa abafamento e pode levar ao surgimento de caspa, proliferação de fungos e aumentar a quebra dos fios.

3. Invista em produtos com proteção UV 
Os raios UV são prejudiciais à fibra capilar, causando danos à queratina e provocando o ressecamento dos fios e o desbotamento da cor. Produtos com filtro agem como uma barreira, protegendo os cabelos das agressões causadas pela radiação solar.

4. Aposte nos cremes de pentear
Para recuperar a maciez dos cabelos e facilitar o penteado após banhos de mar ou piscina, os cremes leave-in são boas opções. Esses produtos têm fácil aplicação e conferem hidratação e brilho aos fios, além de minimizar a perda de nutrientes, disciplinar e reduzir o frizz.

5. Beba muita água
A hidratação do organismo é essencial também para a saúde dos cabelos, especialmente nessa época, em que tendemos a suar mais. Tenha uma garrafinha cheia sempre por perto e abuse também de sucos e chás gelados. 

6. Deixe a chapinha e o secador de lado
Sempre que possível, evite o uso do secador, chapinha ou babyliss. Esses aparelhos desidratam os fios (que, nessa época do ano, já estão naturalmente fragilizados por conta das agressões externas intensificadas durante o verão), tornando-os mais quebradiços, frágeis e ressecados.

7. Espere o cabelo secar antes de prendê-lo
Além de quebrar os fios e aumentar as chances de queda, prender os cabelos molhados também pode favorecer o aparecimento de caspa e proliferação de fungos no couro cabeludo. Portanto, aguarde até que o cabelo esteja completamente seco para prendê-lo.

8. Evite tomar banhos quentes
A água quente acelera o processo de descamação do couro cabeludo, deixando-o mais sensível e aumentando a oleosidade, além de danificar os fios capilares. Evite sempre que possível.

9. Use produtos apropriados para o verão
Já que as necessidades dos cabelos mudam no verão, é recomendável usar produtos apropriados. A maior parte dos shampoos contém sulfatos, que limpam os fios, mas que ao mesmo tempo retiram sua proteção, deixando o cabelo mais vulnerável às agressões externas. No verão, vale investir em shampoos livres de sulfatos. No caso dos condicionadores, recomenda-se optar por produtos com formulações mais leves e mais naturais, que não contenham parabenos, petrolatos e silicones (que formam uma película que impede a absorção dos nutrientes de cremes de tratamento pelos fios).