Formas cosméticas – Aerossol: eficiência e praticidade
O aerossol é um sistema no qual um recipiente pressurizado contém a mistura do produto em si, composto por pequenas partículas, e do gás propelente, onde estas partículas ficam suspensas, e que tem a capacidade de impulsionar o produto para fora da embalagem.
Essa forma cosmética tem fácil aplicação, uma vez que permite a distribuição homogênea do conteúdo da embalagem através de uma micropulverização que não pode ser obtida por outros meios – o que também aumenta seu rendimento. Além disso, minimiza a contaminação microbiológica, já que o produto dentro do recipiente não entra em contato com o ambiente externo. Essa característica também permite que as formulações para aerossol possuam pouca ou nenhuma adição de conservantes.
Muito utilizado em desodorantes, sprays capilares e protetores solares, entre outros, o aerossol promove uma experiência sensorial agradável e proporciona toque seco, sem umedecer ou molhar a pele e cabelos.
Essa forma cosmética vem evoluindo muito nos últimos anos e, de acordo com dados da ABAS (Associação Brasileira de Aerossóis), seu futuro no Brasil também é promissor em termos econômicos. Os maiores avanços conquistados pela indústria estão relacionados à sustentabilidade, especialmente no que tange à redução de resíduos e reciclagem.
O processo de desenvolvimento de um produto em forma de aerossol exige o cumprimento de algumas etapas essenciais para que o projeto tenha êxito, desde a definição de custos até a escolha da embalagem e válvulas ideais para a finalidade desejada, além de estudos de mercado e consumidores. Por isso, é importante que esse processo seja guiado por empresas que tenham expertise no assunto.
Para saber mais sobre nossas fórmulas, ativos e Criação de Marca Própria, entre em contato conosco.