Formas cosméticas – Géis: textura leve e sensação agradável
Formados por partículas microscópicas dispersas em um diluente líquido, os géis são formas cosméticas semissólidas que têm aspecto gelatinoso devido à presença de polímeros gelificantes, cuja origem pode ser natural ou sintética. Ao interagirem entre si, as moléculas desses polímeros criam uma rede molecular que aumenta a viscosidade da formulação. Para reduzir a sensação pegajosa, geralmente é adicionado à composição algum tipo de glicol.
Os géis não são gordurosos e possuem textura leve, com boa espalhabilidade e de rápida absorção, conferindo sensação imediata de frescor e formando um filme seco sobre a pele que não gera obstrução dos poros. Por conta dessa característica, destaca-se a aplicação dessa forma cosmética em produtos para peles oleosas – embora seja adequada para todos os tipos de pele. Os géis são capazes de veicular diversos tipos de ativos e, além dos dermocosméticos, são muito utilizadas em produtos para cabelos, como shampoos, modeladores ou espessantes; em sabonetes; em produtos para barbear e pós-barba e até mesmo em pastas dentais.
Durante o processo de desenvolvimento de cosméticos em gel, é imprescindível ter consistência na escolha dos materiais e levar em consideração suas interações, polaridades e solubilidades a fim de evitar incompatibilidades e possíveis desestabilizações durante a vida útil dos produtos. Aparência atraente, boa lubricidade e deslizamento e toque sem sensação de pegajosidade também são pontos essenciais a serem considerados ao formular um produto sob essa forma cosmética.
Estamos aptos a assessorar nossos clientes em todas as etapas da Criação de Marca Própria. Para mais informações, basta entrar em contato.