Aloe vera: conheça as propriedades desse ingrediente milenar

A Aloe vera, também conhecida como babosa, é uma planta que vem sendo utilizada pela humanidade há quase seis milênios por conta dos inúmeros benefícios que ela oferece no tratamento de doenças e à saúde e beleza da pele e cabelos.

Seu extrato é considerado um ingrediente curinga em cosméticos, pois contém componentes variados como glicoproteínas, aminoácidos, minerais e enzimas, além das vitaminas C, E e do complexo B, entre outros ativos que desempenham diversos papéis importantes na rotina de cuidados.

Vejamos a seguir os principais benefícios do uso de cosméticos formulados com o extrato da babosa.

Benefícios da Aloe vera para a pele

Hidratação

A babosa possui polissacarídeos e ligninas que auxiliam na retenção de água na pele, aumentando a hidratação e conferindo maciez devido à maior coesão entre as células.

Cicatrização e regeneração

A presença de diversos ingredientes como glicoproteínas, aminoácidos e minerais essenciais no extrato da Aloe a torna uma grande aliada na cicatrização, já que essas substâncias constituem a base de células e tecidos, estimulando a produção de colágeno, realizando reepitelização tecidual e auxiliando na formação de tecido conjuntivo e vasos sanguíneos.

Ação calmante e anti-inflamatória

A babosa auxilia no tratamento de queimaduras solares, eczemas, irritações, acne, picadas de insetos e mais, devido à presença de ativos com funções anti-inflamatórias, anestésicas e cicatrizantes.

Antissepsia

Os vários agentes antissépticos contidos na Aloe vera inibem a ação de fungos e bactérias, oferecendo benefícios às peles acneicas, por exemplo.

Benefícios da Aloe vera para os cabelos

Prevenção à queda

A babosa estimula a produção de colágeno e é rica em sais minerais e água, fortalecendo a raiz e os fios capilares.

Auxílio no crescimento

Ao abrir os poros do couro cabeludo e estimular a circulação sanguínea, a Aloe vera facilita e agiliza o processo de crescimento dos fios.

Combate à caspa

Reduzindo a oleosidade do couro cabeludo, a babosa auxilia na eliminação da irritação e descamação da área. Ao mesmo tempo, as enzimas presentes em seu extrato removem as células mortas, diminuindo a caspa.

Hidratação

Os minerais contidos na Aloe vera atuam na maciez e redução do frizz, além de nutrir a fibra capilar, melhorando a saúde, vitalidade e brilho dos fios.

Para saber mais sobre a babosa e nossas formulações contendo o extrato da planta, entre em contato conosco.