Saiba como preparar a pele para o verão

Com o início do verão se aproximando, é hora de pensar no preparo correto da pele para a época mais quente do ano. Alguns cuidados especiais tomados neste momento ajudarão a manter a saúde cutânea durante toda a estação. 

Vamos às dicas:

1 – Esfoliação
Esfoliar a pele do corpo e do rosto a cada 15 dias elimina as células mortas e promove um bronzeado duradouro e uniforme. 

2 – Hidratação
A hidratação é fundamental na manutenção da integridade e beleza da pele, evitando assim o tão indesejado ressecamento. Para manter a hidratação, é preciso aliar a utilização de produtos adequados para o seu tipo de pele, ter uma alimentação saudável e beber muita água!

3 – Alimentação
Alimentos ricos em licopeno, como o tomate, ajudam a prevenir os efeitos das radiações solares na pele por conta de sua ação antioxidante. Já alimentos com muito betacaroteno, além de também terem ação antioxidante, estimulam a produção de melanina na pele, contribuindo para a proteção cutânea e para um bronzeado mais bonito.

4 – Controle da acne
Com o aumento da temperatura a pele tende a ficar mais oleosa, e por isso é importante já entrar com medidas preventivas. Recomenda-se fazer uma limpeza com sabonetes adequados duas vezes por dia para ajudar a controlar a oleosidade e a evitar obstrução dos poros. Sabonetes com vitamina C, por exemplo, têm ação antioxidante, o que os torna bons aliados contra os danos solares.

5 – Proteção solar
Essencial em todas as épocas do ano, o cuidado com a proteção solar é ainda mais importante na primavera/verão para ajudar na prevenção do câncer de pele, manchas e envelhecimento precoce. Formas cosméticas não oleosas, como o sérum, gel e formas fluídas são mais indicadas neste período. Lembre-se de que mesmo em ambientes internos ou em dias nublados, boa parte dos raios UVA, UVB e da luz visível ainda alcançam a pele, portanto não se esqueça de usar protetores solares também nessas situações.