Conheça a alantoína, um ativo com muito a oferecer à saúde da pele

A alantoína foi obtida originalmente a partir do extrato de uma planta chamada Confrei (Symphytum oficinale), nativa da Europa e Ásia. Há registros de seu uso medicinal desde o século 16, onde desde então foi amplamente utilizada para o tratamento de lesões cutâneas decorrentes de queimaduras, fraturas e cicatrização de feridas. A alantoína usada nos produtos atuais é geralmente sintetizada quimicamente em laboratório.

A substância minimiza a inflamação causada pela acne, proporcionando uma textura mais bonita e uniforme para a pele. Por conta dessa e outras características, a alantoína é utilizada em cosméticos como uma grande aliada do skin care, podendo ser incluída na formulação de cremes hidratantes, produtos pós-sol, bálsamos labiais, entre outros.

Abaixo, listamos os principais benefícios oferecidos pelo ativo.

Ação hidratante: 
Quando em contato com a pele, a alantoína é hidrolisada formando ureia. A hidratação se dá pela prevenção da perda de água mantendo a umidade no interior das células e assegurando o nível adequado de umidade no estrato córneo. 

Ação calmante: 
Excelente para uso em peles sensibilizadas, pois auxilia a suavizar irritações e a recuperar a barreira cutânea, graças à sua ação anti-inflamatória e antioxidante.

Ação anti-idade: 
Devido à sua ação queratolítica, auxilia na remoção de células mortas e proporciona a renovação celular.

Ação cicatrizante: 
favorece a proliferação celular acelerando a epitelização em zonas lesadas da pele submetidas a um grande desgaste ou a intempéries do tempo.

Para saber mais sobre as nossas fórmulas com alantoína, entre em contato com a Pasteur Cosmiatria.