Pantenol: saiba mais sobre esse ativo poderoso e multifuncional

Conhecido também como D-pantenol, dexpantenol ou pró-vitamina B5, o pantenol é um precursor da vitamina B5 (ou ácido pantotênico) muito utilizado em cosméticos por conta dos benefícios que apresenta.

Devido à sua característica higroscópica – ou seja, sua capacidade em atrair e reter em sua estrutura química as moléculas de água presentes no ar –, a substância atua no organismo como um agente hidratante para a pele e cabelos. Mas não é só isso: a pró-vitamina B5 oferece diversas outras vantagens que fazem dela um ingrediente multifuncional.

Conheça a seguir os benefícios do uso de cosméticos formulados com o pantenol para a saúde cutânea e capilar.

Efeitos do pantenol para a pele

Hidratação

Como citado anteriormente, o pantenol é um ótimo hidratante, já que é capaz de atrair e manter a umidade na superfície da pele. 

Poder anti-inflamatório

Ao entrar em contato com a pele, a pró-vitamina B5 se converte em ácido pantotênico, um excelente agente anti-inflamatório, especialmente contra a vermelhidão causada pela exposição aos raios UV. Dessa maneira, ajuda a reduzir o ressecamento, coceira e descamação cutâneos.

Proteção da barreira cutânea

O ativo auxilia a manter a elasticidade da pele ao reduzir a perda de água transepidérmica, promovendo a restauração e a defesa da barreira cutânea contra agressões ambientais.

Ação cicatrizante

O ingrediente também contribui para a renovação celular e proliferação de fibroblastos, que são essenciais na síntese de proteínas importantes para a reparação dos tecidos, como a elastina e o colágeno.

Efeitos do pantenol para os cabelos

Manutenção da saúde e beleza

Suas propriedades anti-inflamatórias auxiliam no controle da umidade e na regulação do funcionamento das glândulas sebáceas. Além disso, o pantenol contribui para o crescimento, hidratação e proteção dos cabelos.

Prevenção ao envelhecimento precoce capilar

A vitamina B5 – gerada através do contato da pró-vitamina B5 com os fios – ajuda a retardar o processo de envelhecimento precoce dos cabelos, restaurando sua cor natural.

E não para por aí: o pantenol também oferece vantagens à saúde das unhas. Sua ação umectante aumenta a capacidade de armazenamento de água e promove melhoras na flexibilidade e na resistência, ajudando a manter as unhas hidratadas e menos quebradiças.

Para saber mais sobre o ativo e formulações de nossos produtos, entre em contato conosco.