Blue Beauty: Um novo movimento em prol da sustentabilidade
A cada ano, toneladas de plástico são depositados no oceano e, segundo dados divulgados pela ONU, é provável que até 2050 o volume de plástico existente nos mares seja maior do que o volume de peixes. Como resultado, todas as espécies marinhas – incluindo plânctons, moluscos, aves, tartarugas, corais e algas –, enfrentam sérios riscos de distúrbios comportamentais, envenenamento, fome e asfixia.
Como uma resposta a este panorama alarmante, surge o conceito da Blue Beauty. Criado pela norte-americana Jeannie Jarnot para conscientizar as pessoas sobre os cuidados após o uso dos cosméticos, o movimento visa minimizar os impactos à rede hídrica não só no que tange às condições de descarte dos materiais das embalagens, mas também aos ingredientes utilizados nas formulações dos produtos e à extração de derivados do mar.
E como podemos colaborar com esta iniciativa? Os consumidores devem atentar à autorresponsabilidade e a um olhar mais criterioso na hora de escolher os produtos e de descartar os materiais. Já as marcas devem firmar um comprometimento crescente com a sustentabilidade, buscando meios de formulação e fabricação de produtos sem ingredientes tóxicos e que não degradem o ambiente marinho, seja na produção de resíduos ou na obtenção de matéria-prima.
A biotecnologia, por exemplo, possibilita a obtenção de matérias-primas através de processos produtivos mais limpos, sem uso de solventes ou outros compostos que prejudiquem o meio ambiente. Um exemplo disso é a alantoína, que pode ser obtida por rotas biossintéticas.
O uso de plásticos reciclados e biodegradáveis nas embalagens também são atitudes importantes que vêm ganhando visibilidade entre as marcas.
Por meio de pesquisa, inovação e desenvolvimento, a Pasteur Cosmiatria investe na causa e reforça a importância da conscientização sobre os impactos causados no nosso planeta pelo uso de cosméticos.