Formas cosméticas: como escolher as mais adequadas na criação da sua linha de produtos
Nos dias atuais, a grande variedade de ingredientes possibilita a criação de formulações cosméticas com vantagens diferenciadas ao consumidor – que, por sua vez, está cada vez mais exigente e em busca de soluções inovadoras.
No processo de concepção de uma marca de dermocosméticos, é essencial saber quais as opções de formas cosméticas e explorar sua diversidade para chegar à melhor performance de um produto, garantindo assim melhor aceitação por consumidores que apresentam diferentes demandas e necessidades. A escolha da formulação adequada para cada produto deve levar em consideração fatores como custo-benefício, funcionalidade, segurança, estabilidade, percepção sensorial e eficácia.
Abaixo, listamos algumas das formas cosméticas mais utilizadas em cosméticos e suas possíveis aplicações.
Soluções
As soluções são uma das formas cosméticas mais simples, definidas como sistemas líquidos cujos componentes são todos solúveis e que podem apresentar diferenças na sua consistência e viscosidade (dependendo do uso ou não de agente espessante). Tônicos, xampus e sabonetes líquidos são alguns exemplos de produtos que podem ser desenvolvidos na forma de soluções.
Emulsões
São sistemas constituídos de duas fases imiscíveis, sendo uma aquosa e outra oleosa, e de um emulsificante, que garante uma mistura estável dos demais componentes. É justamente essa capacidade de incorporar e veicular substâncias de variadas características físico-químicas que as torna uma forma cosmética de grande versatilidade. Os cremes são emulsões de maior viscosidade e muito utilizados em formulações cosméticas. Já as loções cremosas têm textura mais leve e menos gordurosa, pois costumam possuir menores quantidades de óleos e ceras. E os géis-cremes são emulsões que contêm alta porcentagem de fase aquosa e baixíssimo teor de óleos – daí sua denominação também como produtos oil-free.
As emulsões podem ser utilizadas como forma cosmética de produtos para uso facial, corporal e capilar, e podem desempenhar diversas funções como hidratação, limpeza e outras, dependendo das matérias-primas utilizadas em suas formulações.
Géis
São compostos constituídos por um sistema semi-sólido de aspecto gelatinoso e formado por uma dispersão de partículas microscópicas em um diluente líquido. Existem diversas substâncias formadoras de gel, que são, em geral, polímeros que assumem conformação doadora de viscosidade às formulações quando dispersos em meio aquoso, e podem ser de origem natural ou sintética. A grande variedade desses polímeros confere aos géis vantagens importantes, e essa forma cosmética têm sido amplamente utilizada devido ao fato de não ser gordurosa, ter boa espalhabilidade e ser capaz de veicular vários tipos de princípios ativos. Quanto à sua aplicação, podemos destacar os produtos voltados para pele oleosa, além de géis modeladores para cabelos, géis de banho e pós-barba.
Bastões (sticks)
Esse tipo de forma cosmética pode ser utilizado para vários produtos, dentre eles os batons, protetores solares, esfoliantes faciais, hidratantes, shampoos, condicionadores. São produtos sólidos e com característica anidra ou com baixo percentual de água em sua composição, fazendo parte do grupo de produtos chamados waterless, ou seja, que utilizam pouca ou nenhuma água em sua fabricação. Possuem como vantagem o fácil manuseio, transporte, aplicação precisa e controlada, permitindo que os usuários realcem suas características faciais de maneira fácil e rápida.
Suspensões
Nessa forma cosmética, partículas insolúveis, em geral maiores que 1 μm de diâmetro, encontram-se dispersas em meio líquido que pode apresentar diversas viscosidades: quanto mais viscoso o meio, menor a velocidade de sedimentação das partículas. São muito usados na produção de esfoliantes, bases de maquiagem líquidas com pigmentos e fotoprotetores com minerais suspensos.
Pomadas
As pomadas são compostos semi-sólidos e gordurosos que podem ser anidros ou conter quantidades muito pequenas de água, geralmente desenvolvidos à base de vaselina, óleos de origem vegetal ou silicones. Entretanto, vale ponderar sobre as vantagens de seu uso em cada tipo de produto: se por um lado a composição oleosa das pomadas apresenta boa estabilidade e baixos níveis de contaminação microbiana, por outro, seu sensorial mais pesado nem sempre é tão bem-aceito quanto os cremes, por exemplo. Essa forma cosmética é muito útil quando se busca revestimento viscoso para adesão e oclusão da pele e é bastante utilizada na produção de produtos de relaxamento e modeladores capilares e pomadas labiais.
Aerossóis
São suspensões de partículas líquidas ou sólidas em um gás, em geral envolvendo processo de pressurização, resultando na dispensação dos produtos sob pressão a fim de facilitar sua aplicação tópica. Largamente utilizado em desodorantes, sprays capilares, protetores solares e cremes de barbear, por exemplo.
Pós
Os pós são uma forma cosmética estável na qual as matérias-primas são sólidas e com tamanho reduzido de partículas, apresentando-se como uma mistura fina. Na sua produção, deve-se tomar cuidado especial com relação à contaminação por água e, portanto, embalagens adequadas se tornam ainda mais importantes para garantir a estabilidade e segurança dos produtos. Como exemplos de cosméticos em pó, podemos citar maquiagens, protetores solares, pós para bebês e pós para os pés.
Vale frisar que a complexidade de elaboração de dermocosméticos muitas vezes demanda diferentes tipos de formas cosméticas no desenvolvimento de uma única formulação.
Para saber mais sobre o processo de criação de marca própria e sobre as formas cosméticas mais adequadas para os objetivos de cada produto, entre em contato conosco.